terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

DAVI - Adolescente como Eu!


Davi foi o mais importante rei de Israel, escolhido por Deus quando ainda menino. Antes ele tocava harpa para o primeiro rei; depois derrotou o gigante Golias numa batalha com uma atiradeira e fé. Quando adulto, governou Israel e liderou seus soldados na conquista de muitas regiões. Compôs dezenas de poemas, chamados salmos, sobre sua fé em Deus e ajudou Israel a se fortalecer como nação. Mas ao longo de sua vida cometeu alguns pecados graves que causaram sofrimento à sua família. Mesmo assim, através deles Davi aprendeu sobre o perdão de Deus. O nome de sua mãe não é conhecido, mas sabemos que era o filho mais novo de Jessé, da linhagem de Judá. Seus avós foram Rute e Boaz. Nasceu em Belém, como Jesus, e a Bíblia o nomeia como um importante ascendente de Jesus.
UNGIDO DE DEUS:Bem novo ainda, cuidava das ovelhas de seu pai destemidamente. Enfrentava bravamente qualquer animal, mesmo leões e ursos, que atemorizasse as ovelhas, chegando a matá-los com cacetadas.Acreditava ter proteção divina quando lutava contra esses animais (I Samuel 17: 34-37).
Deus pediu ao profeta Samuel para ungir um novo rei, pois Saul tinha entristecido o Seu coração. Deus enviou Samuel à casa de Jessé para escolher um dentre os seus filhos. O escolhido de Deus foi o menino Davi (I Samuel 16: 1-13), que foi ungido com óleo e daquele dia em diante o Espírito de Deus se apossou dele. Embora ungido rei, não começou logo a reinar. Deus o estava preparando. Davi era um excelente harpista e o som da harpa acalmava. Depois que o Espírito de Deus deixou Saul, ele começou a ter angústia mental, depressão e medo. Davi foi levado para o palácio para trabalhar como escudeiro e tocar melodias repousantes com sua harpa para o rei. Ali ele experimentou e aprendeu sobre as funções do rei.
A DERROTA DE GOLIAS: O exército de Israel estava acampado do lado oposto aos filisteus, nenhum dos dois queria lutar, mas ambos queriam vencer. Os filisteus apresentaram sua arma secreta: o gigante Golias, que desafiou os israelitas para uma batalha de campeões. Ninguém se atrevia a enfrentar o gigante. Davi ficou assombrado, mas estava muito indignado e zangado em saber que um gigante pagão desafiava o povo de Deus. Davi sabia que Deus daria a vitória a qualquer um que lutasse contra Golias com a ajuda de Deus. Então foi o que fez. Com sua atiradeira e uma só pedra acertou a fronte do gigante, matando-o (I Samuel 17: 12-58). A exaltação do povo ao seu feito provocou inveja no Rei Saul que tentou matá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário