terça-feira, 31 de maio de 2011

Sou da Paz - Lição 8 - EBD 2º Trim de 2011

Atos 15.35-40 - "Paulo e Barnabé permaneceram em Antioquia, onde, com muitos outros ensinavam e pregavam a palavra do Senhor.
Algum tempo depois, Paulo disse a Barnabé: "Voltemos para visitar os irmãos em todas as cidades onde pregamos a palavra do Senhor, para ver como estão indo".
Barnabé queria levar João, também chamado Marcos.
Mas Paulo não achava prudente levá-lo, pois ele, abandonando-os na Panfília, não permanecera com eles no trabalho.
Tiveram um desentendimento tão sério que se separaram. Barnabé, levando consigo Marcos, navegou para Chipre, mas Paulo escolheu Silas e partiu, encomendado pelos irmãos à graça do Senhor."

Diferenças de opiniões como as de Paulo e Barnabé, não são difíceis de acontecer, mas isso não pode ser motivo para amigos sentirem raiva um do outro.
Devemos aprender a (con)viver com as diferenças e deixar Deus nos ensinar a controlar o nosso temperamento (dominio próprio) através do Espírito Santo. 

Paulo e Barnabé nos deixou um exemplo: O perdão!

Paulo solicitou a ajuda de João Marcos (Só Lucas está comigo. Traga Marcos com você, porque ele me é útil para o ministério - 2 Tim 4.11) e lembrou-se com carinho de Barnabé ao escrever aos corintios (1 Co 9.6).

E você? Sabe perdoar e pedir perdão? É apaziguador ou encrenqueiro?
Jesus deixou a seguinte promessa aos pacificadores: Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus (Mt 5.9)

Cultivando o amor fraternal:

Nesta aula a Profª Michele fez a dinâmica dos balões, onde cada aluno recebeu um balão e ao sinal da profª todos jogam os balões para o alto e permanecem batendo neles para mantê-los no alto.

Cada adolescente deve cuidar do seu balão e do seus amigos.
Nenhum balão pode cair no chão.



Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a (1 Pedro 3.11)