domingo, 19 de junho de 2011

Acampadentro "A bíblia em Ação" - Programação completa!!

"-Colchões infláveis,
 -Bíblia,
 -Ação"

Nosso acampadentro foi uma benção e por isso resolvemos publicar toda a programação para que possa ser usada também por outros grupos de adolescentes.

ACAMPADENTRO DE ADOLESCENTES E PRÉ-ADOLESCENTES 2011

Tema: A Bíblia Em Ação (Todas as brincadeiras são relacionadas ao tema)
Base bíblica: João 8:32
Publico Alvo: 9 à 14 anos

Objetivo: Despertar nos adolescentes o interesse e o gosto pela leitura da Bíblia, ensinar o amor e respeito pela palavra de Deus, além de incentivar a leitura diária.

Programação:

1º dia 
22:30 – Recepção dos participantes

23:00 às 00:00 – Brincadeiras (Eu te conheço?)
00:00 – 00:30 – Lanche da Noite
00:30 - 1:00 - Brincadeiras (O que está diferente?)
01:15 - Oração, Filme (Era do Gelo 3) e jogos de tabuleiro (em ambiente separado) 
3:00 - Hora de dormir

2º dia

8:50  - Ginástica bíblia 
9:00 -  Café da manhã (com oração)
9:50 – 10:30 - Estudo bíblico “A bíblia” (disponível neste blog)
10:30 - 12:30 – Brincadeiras e Transformação Bíblica (A ovelha perdida, correio bíblico, desfile do personagem bíblico, roleta bíblica,) 
12:30 - 13:30 - Almoço (descanso e tempo livre)
13:30 - 15:00 – Brincadeiras (corrida do saco, corrida do tapete, corrida com as mãos, trilha "lampada para os meus pés", espada da verdade, 
15:00 – Despedida: dinâmica de despedida e entrega das lembrancinhas ou sorteio de brindes

Execução das brincadeiras:
1-  EU TE CONHEÇO? (Integração)
COMO: em pé ou sentado
Em duplas os adolescentes devem se conhecer melhor, perguntando algumas preferências do amigo. No final do tempo estipulado um deve apresentar o outro ao grupo
2-  O QUE ESTÁ DIFERENTE? (Observação)
COMO: Em pé
A dupla deverá observar um ao outro por 30 segundos. Ao comando do facilitador a dupla fica de costas e muda alguma coisa na aparência. Ao comando do facilitador a dupla vira e deve descobrir o que mudou no parceiro.

3 - A OVELHA PERDIDA (parábola da ovelha perdida)
MATERIAL: vendas para os olhos
COMO: em pé, em círculo
Pedir para alguém ler a parábola da ovelha perdida (Lucas 15.3-5)
Escolher 5 pessoas do grupo para ser ovelhas
Escolher 5 pessoas do grupo para ser pastores
O grupo de pastores tem que identificar as 5 ovelhas com os olhos vendados, trazendo para dentro do círculo.
O facilitador pode aumentar ou diminuir os nº de ovelhas e pastores, conforme o nº de participantes.
4- CORREIO BIBLICO (geografia bíblica)
MATERIAL: folhas A4, canetas
COMO: em círculo, sentados em cadeiras
Cada participante escolherá um lugar da bíblia para representar (escrever o nome do local numa folha e segurar na frente do peito. Ex. Jerusalém, Moabe, Roma, etc)
Um fica em pé (sem papel) no centro do círculo, atento para pegar o lugar de alguém.
O facilitador diz: “correio entre Galiléia e Jerusalém”,  os participantes que representam estes lugares devem trocar de lugar e o que estava no centro deve tentar pegar um desses lugares. O jogo segue alternando o nome dos lugares até que os participantes percam o interesse.
5- ROLETA (conhecimentos biblicos gerais)
MATERIAL: roleta de madeira, cartões com perguntas bíblicas
COMO: sentados em grupo
Um representante de cada grupo gira a roleta (um de cada vez)
O facilitador fará a pergunta conforme o tema sorteado pela roleta e o grupo responde.
6- DESFILE DO PERSONAGEM BÍBLICO
Cada adolescente escolhe um personagem bíblico e cria sua própria roupa, com lençois, lenços, TNT, ropas comuns, trapos, sacos de estopas e o que mais a criatividade mandar!
O tempo estimado para se vestirem é de 20minutos.
Depois faz-se um desfile com todos os personagens.

7- CORRIDA DO SACO
MATERIAL: sacos de estopa (pode conseguir em mercados e padarias)
O facilitador deve marcar com a fita crepe no chão, as linhas de início e chegada.

8- CORRIDA DO TAPETE
MATERIAL: sacos de estopa (pode conseguir em mercados e padarias)
O facilitador deve marcar com a fita crepe no chão, as linhas de início e chegada.
Em pares, um senta no saco de estopa e o outro puxa.

9- CORRIDA DAS MÃOS
O facilitador deve marcar com a fita crepe no chão, as linhas de início e chegada.
Em pares, um segura nos pé do outro que deverá caminhar com as mãos. 
10 - LAMPADA PARA MEUS PÉS, LUZ PARA O MEU CAMINHO 
MATERIAL: duas trilhas gigantes colada no chão, cartões de perguntas bíblicas. COMO: em pé, em grupo
Cada grupo caminhará sobre a sua trilha quando acertar as perguntas feitas pelo facilitador (uma casa por resposta correta) e volta uma casa quando errar. Quando cair nas casas marcadas grupo deve cantar um louvor escolhido pelo grupo.
11- ESPADA DA VERDADE (memorizar versículos)
MATERIAL: duas espadas de plástico
COMO: em círculo em pé
Uma dupla entra na roda com a espada em uma mão e a outra mão para trás.
Enquanto duelam cada um fala um versículo de cor.
Ganha quem recitar mais versículos. Repete com outra dupla
13 - FORTES COMO SANSÃO (CABO DE GUERRA)
MATERIAL: uma corda
Divide dois grupos em quantdade igual. Marque o piso com uma fita crepe para saber o limte que o grupo deve ultrapassar para vencer.
14- DESPEDIDA
MATERIAL: balões, canetas e papel, barbante
COMO: cada participante escreve uma mensagem de incentivo a leitura da bíblia para um amigo e coloca num balão. Os balões são cheios e jogados para alto enquanto cantam um louvor bem animado. A medida que os balões vão caindo no chão os adolescentes os estouram e recolhem as mensagens. Quando todos os balões forem estourados, cada um lerá (no centro do círculo) a mensagem  que conquistou.
Outra forma de fazer é amarrar os balões no nos pés dos participantes. Cada participante estoura o balão do outro e recolhe a mensagem do amigo. Também finaliza lendo-as no centro do círculo


15 - SORTEIO DE BRINDES E LEMBRANCINHAS:
Kits com Novo Testamento e um marcador e livros Histórias da Bíblia para a Família da editora Abril.
Onde comprar:
N. T. na http://www.sbb.com.br/;
Marcadores na loja.migmeg.com.br
Outros brindes podem ser ofertados pelos membros da igreja.
Outras Sugestões:

CAÇA TALENTOS
MATERIAL: Notebook e projetor e o jogo (baixe o jogo pelo link http://baixegospelaki.blogspot.com/2008/07/caa-talentos-jogo-com-perguntas.html)
COMO: sentados em grupo
Jogos de perguntas bíblicas no computador.
Projetar no telão as perguntas.

BÍBLIA & AÇÃO (conhecimento bíblico geral)
MATERIAL: jogo de tabuleiro (pode ser comprado pelo site http://www.cemporcentocristao.com.br/)
COMO: sentados em grupo
O facilitador coordena a atividade conforme as regras do jogo
DESENHANDO A PALAVRA
MATERIAL: flip chart, canetas e apagador
Grupo A escolhe uma passagem bíblica para um representante do grupo B desenhar. Os demais do grupo B deve descobrir a passagem bíblica.
Repete com o outro grupo

a)    Multiplicação dos pães e peixes (marcos 6.30-44)
b)    Jonas na barriga dos peixes (Jonas 1.7)
c)    Filho pródigo (Lucas 15.11-31)
d)    Par. Ovelha perdida (Lucas 15.1-7)
e)     Par. Do Semeador (Mateus 13.3-9)
f)     Par. Da casa na rocha e na areia (Mateus 7.24-27)
g)    Davi e Golias (1 Samuel 17)
h)    Daniel na cova dos leões (Daniel 6)
i)     Arca de Noé (Genesis 6.9-22)
j)     A mulher de Ló - Estatua de sal (Genesis 19.17-26)

PASSE O VERSÍCULO COM PREGADOR
MATERIAL: pregador de roupa, tiras de papel cartão ou color set com palavras do versículo tema
COMO: em pé, em duas filas (uma por grupo)
Ao sinal do facilitador o grupo deve passar as palavras do versículo tema, uma a uma, segurando com um pregador, até o primeiro da fila.
O primeiro da fila deve colocar o versículo em ordem, caso ele chegue desordenado.
Ganha o grupo que montar o versículo primeiro

IMAGEM E AÇÃO
MATERAL: imagens bíblicas, cartões com dicas correspondentes às imagens, fita crepe para colar as imagens no chão.
COMO: em pé
Cada participante sorteará um cartão com uma “dica” bíblica. Ao sinal do facilitador todos deverão procurar a imagem bíblica correspondente colada no chão. Vence o grupo que encontrar todas as imagens primeiro.

A PALAVRA É
MATERIAL: folhas A3 e canetas
COMO: sentados em grupo, com apoio para escrever
O facilitador escolher uma palavra e os grupos devem listar versículos que contenham a palavra.
Vence quem listar mais versículos dentro do prazo estipulado (3 a 5 minutos)
Pode usar a bíblia

ALFABETO BÍBLICO
MATERIAL: dois flip chart e canetas para quadro
O facilitador sorteia uma letra do alfabeto e os grupos devem escrever nos flip chart nomes bíblicos (personagens, lugares ou livros) dentro do tempo estipulado (de 3 a 5 minutos)
Ao sinal do facilitador os grupos param de escrever e conta-se quantos cada um escreveu. Vence quem escrever mais.