quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Como Fazer um termômetro ?

Esse texto não é de minha autoria. Encontrei essa experiência em um outro blog que não me lembro agora.
 Uma dica super legal para a lição 7 da revista a Bíblia e a Ciência

Ora, levantando-se Jesus da sinagoga, entrou em casa de Simão; e a sogra de Simão estava enferma com muita febre, e rogaram-lhe por ela.
E, inclinando-se para ela, repreendeu a febre, e esta a deixou.
E ela, levantando-se logo, servia-os.  Lucas 4.38,39

Material:
  • uma jarra ou garrafa de vidro com uma tampa impermeável - a tampa deve ser rosqueada, de metal ou plástico. A jarra deve ser de vidro para que seu formato não mude quando for comprimida;
  • um martelo e um prego grande;
  • massa simles (tipo de vidraçaria) ou goma de mascar;
  • um canudo - cerca de 23cm de comprimento, quanto mais fino, melhor
  • corante de alimento
Como fazer:


1.    Faça um furo na tampa da jarra: seu diâmetro deve ser o mais próximo possível do diâmetro do canudo.
2.    Coloque a ponta do canudo no furo e vede ao redor dele com a massa simpes dentro e fora da tampa. Depois de pronto, deve assemelhar-se a isso:
3.    Encha a jarra com água fria: você pode fazer isso enchendo-a com água e deixando-a na geladeira durante a noite, ou pegando água com gelo e despejando-a na sua jarra. Se desejar, acrescente o corante de alimento e agite. Coloque a jarra na mesa para mantê-la firme. A jarra deve estar cheia até a borda com água fria, sem que transborde.
4. Coloque a tampa na jarra como mostra a figura acima: quando rosquear a tampa, pode ser que um pouco de água derrame pelas laterais e um pouco fique visível no canudo. Está tudo certo;
5.   Coloque a jarra na pia da cozinha, tampe-a e coloque água quente até a metade.
Observe o nível do líquido no canudo e uma coisa bastante incomum acontecerá: você verá a água na jarra se dilatar. À medida que a água na jarra ficar morna, ela dilatará e subirá pelo canudo. Este tipo de dilatação acontece todo dia, mas nós não percebemos porque a quantidade de dilatação é muito pequena. Aqui, fica muito mais evidente porque passamos a água em dilatação por um canudo estreito. Nós realmente podemos ver isso acontecendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário