quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Como fazer um pergaminho - Folha envelhecida

O pergaminho foi inventado em Pérgamo, na Grécia e era feito de couro de animal, geralmente de cabra, carneiro, cordeiro ou ovelha.

O texto do seu pergaminho deve ser escrito na cor preta e é melhor escrever antes de tingir o papel. O resultado é mais bonito. Se for imprimir, é melhor esperar secar bem a impressão para depois seguir com a experiência.

Materiais:
- Papel Ofício (A4)
- Café ou Chá Mate
- Forma retangular
- Prato ou bandeja de vidro ou plástico para microondas
- Isqueiro

Como Fazer:
1- Prepare um café ou chá mate bem forte (não use se estiver adoçado). Café solúvel também serve.

2- Coloque o papel em uma forma retangular e depois cubra-o com líquido  preparado.
3- Espere alguns minutos e o papel vai estar amarelado.
4- Tire o papel do líquido, escorra o excesso  e coloque-o para secar no sol ou no microondas. Se preferir usar o microondas deverá colocar o papel em um prato ou bandeja de plástico ou vidro. Não use alumínio no microondas!! Coloque para aquecer apenas 20 segundos. Se ainda estiver molhado, coloque mais 20 segundos. Não use um tempo maior de uma só vez pois o papel estraga (resseca ou faz bolhas). Retire quando o papel estiver apenas úmido e coloque para terminar de secar no sol.

5- Veja se a cor ficou como você esperava. Caso não tenha ficado, repita as etapas anteriores até ficar do seu agrado.

6- Queime as laterais do papel com um isqueiro, queimando um pouco de cada vez para não pegar fogo no papel e perder todo o seu trabalho. Tenha cuidado para não se queimar. Você pode pedir ajuda nesta parte.
Bom trabalho!!

18 comentários:

  1. nuss k dimpless!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu me ajudou muito

    ResponderExcluir
  3. Fixe! Vou experimentar!

    ResponderExcluir
  4. q legal, obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
  5. muito legal, meu ajudou muito no meu trabalho, obg.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado :D
    Isso vai me ajudar no meu RPG.

    ResponderExcluir
  7. legal, e como posso fazer na capa de um livro??

    ResponderExcluir
  8. Funcionou! Muito obrigado :)

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigado! Ajudou bastante no trabalho se história

    ResponderExcluir
  10. O meu pergaminho ficou com cheiro de café oque eu fiz de errado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é feito com café é normal ficar um aroma mesmo. Ele perde o cheiro com o tempo. Caso esteja desagradável, tente fazer novamente com menos café ou experimente fazer com o chá mate.

      Excluir
    2. muito bom minha mae ficou emprecionada

      Excluir
    3. EU IMPRIMNO DEPOIS DO PROCESSO?

      Excluir
  11. Bom dia,

    Gostaria de comprar o papel pergaminho pronto, mais ou menos 30 folhas A4. Você sabe alguem que vende?
    Se possivel me responda pelo meu email: leonardotofanelli@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Bom dia,

    Gostaria de comprar o papel pergaminho pronto, mais ou menos 30 folhas A4. Você sabe alguem que vende?
    Se possivel me responda pelo meu email: leonardotofanelli@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Que tipo de papel seria mais adequado ?
    Porque acredito que oficio A4 é muito fino, pode me dá opções de tipos de papeis que eu possa usar para ficar mais próximo do original.. ?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não experimentei em outros papeis, mas acredito que em papeis de gramatura 90, 170, 180 devem dar também.
      É dificil achar um proximo ao original, pois pergaminhos eram na verdade feito de couro de animal (bem mais grosso) e o papiro feito da planta papyrus, que é muito mais fino.
      Faça alguns testes e compartilhe conosco o resultado ;).. Boa sorte!!

      Excluir