domingo, 15 de janeiro de 2012

Caça ao tesouro no Pico do Urubu

Este é o material que usamos para fazermos a nossa caça ao tesouro no Pico do Urubu.
Você pode usar a sua criatividade e fazer outras pistas de acordo com o lugar onde será a brincadeira.

Mapa do local


Use esta imagem para escrever as pistas...

 Regras do jogo para entregar as equipes:


Veja as pistas que usamos no Pico do Urubu e aproveite estas ideias para criar as suas próprias pistas







  

 

Mapa em branco para criar o seu Caça ao tesouro. Clique na imagem e quando abrir em nova janela, clique com o botão direito e salve no computador


14 comentários:

  1. Olá,
    Adorei as as dicas, mas fiquei com algumas dúvidas. Como posso entrar em contato com vocês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Léia! Graça e paz!
      Sou a administradora deste blog e líder do ministério teen. Muito Prazer!
      Pode me mandar um email no campos_luciana@ymail.com com as suas dúvidas. Terei prazer em ajudar.
      Abraços

      Luciana Campos

      Excluir
  2. Olá, amei essa caça ao tesouro, mas gostaria de saber a resposta de cada pista, ou o tipo de local para onde cada uma delas indica, para poder adaptar em minha igreja. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Paz Samara!
    Este caça ao tesouro fizemos no Pico do Urubu localizado em Mogi das Cruzes, nossa cidade.
    Para preparar as pistas é importante conhecer bem o local antes. Se tiver algumas imagens do local poderá fazer um mapa assim como fizemos o nosso.
    Eu já conhecia bem o local então escolhi alguns pontos que eram possíveis esconder as pistas e em seguida procurei versículos que continham no texto nome do local que escolhi ou algo similar. Por exemplo: para usar o "muro" de arrimo que ficava em uma "estrada" existente no local eu escolhi os versículos Proverbios 15.19 (O caminho do preguiçoso é cercado de espinhos, mas a vereda dos retos é bem aplanada.) e
    Neemias 4.6 (Porém edificamos o muro, e todo o muro se fechou até sua metade; porque o coração do povo se inclinava a trabalhar. )
    Cada pista leva a uma nova até chegar no tesouro. As respostas para estas pistas são:
    Pista 1 - biblia (em uma bíblia havia a segunda pista)
    Pista 2 - rocha (em uma das rochas que a galera escalava estava a pista 3)
    Pista 3 - Biruta ( o enigma está relacionado a direção do vento. No Pico do Urubu há varias birutas para o pessoal saber a direção do vento - em uma delas estava a pista 4)
    Pista 4 - muro na estrada (no muro estava a pista 5)
    Pista 5 - caminho estreito (uma placa com o ICHTUS, peixe simbolo do cristianismo indicava duas opções de caminho. Quem escolheu o caminho estreito achou o saquinho de jóias que continha a ultima instrução)
    Ultima - Sergio (nome do proconsul, ou governador da província romana. Deveriam procurar o Pb. Sergio para receber o premio)

    Fique com Deus e bom trabalho na preparação do seu caça ao tesouro.
    Qualquer dúvida estou a disposição

    No amor de Cristo

    Luciana Campos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah! não esqueça de considerar o nível de conhecimento bíblico do grupo que irá participar...se as pistas forem muito difíceis podem perder o interesse antes de concluir o jogo. Se for muito fácil o jogo acabará rápido e não será divertido..

      Excluir
  4. olá como consigo obter a imagem para pistas; a que vc deixou disponivel não consegui digitar as minhas pistas e vou organizar uma caça ao tesouro na escola onde trabalho e gostei muito do modelo da sua. se for possivel grata Débora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá poderia me enviar também a imagem melhor ???

      Excluir
  5. Como faço quando eu tenho 4equipes como posso fazer o Caça Tesouro?

    São as mesma pistas ou são pistas diferente que dão no mesmo lugar no final?

    Grata. Andresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa
      Acabei de responder seu email. dá uma olhadinha lá
      No amor de Cristo
      Luciana Campos

      Excluir
  6. Este é o segundo ano que organizo o caça ao tesouro do retiro de minha igreja, e nesses dois anos utilizei este modelo. Para o caça ao tesouro estudei o local que foi uma comunidade do interior, tirei fotos de vários locais, fiz duas sequencias de pista uma para cada grupo. Este ano estou fazendo o mesmo, já terminei de fazer as pistas agora é só digitar na imagem.
    Muito obrigado pela contribuição e disponibilidade deste material

    (debora dias você pode usar o photoshop para digitar na imagem, usei ele)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho o photoshop.. rsrs Sou meio das cavernas ainda.
      Eu normalmente insiro a imagem no word ou powerpoint e crio caixas de texto para digitar. Na verdade todos os nossos cartazes e comunicados são feitos assim. Um dia eu aprendo a usar o photoshop..rss

      No amor de Cristo,
      Luciana Campos

      Excluir
  7. Já disponibilizei a imagem do mapa em melhor resolução e sem as fotos do local..

    ResponderExcluir

Assista aos episódios do Web Show do