sexta-feira, 12 de julho de 2013

Recursos para EBFBI - Investigadores da verdade

Para fazer uma EBFBI como a nossa você vai precisar de várias coisas. Principalmente tempo e disposição!

Veja a programação:

Etapa
Atividade
Como
O que precisa
Academia de Polícia
Olhos Atentos
Observar a cena com as evidencias por 1 minuto. O monitor retira alguns objetos e o grupo deve identificar o que saiu
As evidencias utilizadas nos casos a investigar
Treino Físico
Melhor tempo na corrida com os pés no bambolê
1.     Um caminho com pares de Bambolês, organizados de modo que cada pé entre em um bambolê
Treino de Tiro
Acertar o alvo fixo na parede
1.    Alvo fixo na parede
2.    Armas de feijão (com PVC e bexiga) ou outra
Recebe Distintivo e Armas
O monitor distribui
1.                 Carteiras de policiais em E.V.A
2.                 Armas de E.v.a
Laboratório Forense
Tirar digitais
Carimbar o polegar direito de cada participante. Analisar com lupa e comparar com tipos no banco de dados
1.                 Carimbeira com tinta,
2.                 Papel sulfite,
3.                 Lupa
4.                 Modelos de digitais para comparação
Exame de DNA

  1. Álcool
  2.  Água
  3.  Sal
  4.  Detergente
Detectar sangue (com Indicador fenolftaleína)
 Ensinar a fazer e usar o indicador de beterraba. Explicar que a polícia usa o de  fenolftaleína.

  1.  3 beterrabas
  2. 200ml de água
  3. Liquidificador
  4. Filtro de papel
Trabalho de Campo
Caso da Ferramenta Perdida

1.                  Quem era o mestre
2.                  Qual era a ferramenta
3.                  Como a ferramenta se perdeu
4.                  Texto bíblico do caso

Montar a cena com fita zebrada e:
1.                  Comparar a ferramenta com usada no toco
2.                  Analisar digital na ferramenta
3.                  Decifrar código binário



1.                  Toco de madeira
2.                  Ferramentas diversas e um machado (de brinquedo)
3.                  Digital no machado
4.                  Decifrador de código binário ou tabela com o código
Caso da cura milagrosa Descobrir:
1.   Quem era o patrão
2.   Qual foi o elogio
3.   Quem o socorreu
4.   Onde o doente morava
5.   Texto bíblico
Montar a cena com fita zebrada e:
1.   Espada com digital
2.   Áudio dos versículos
3.   Dedução pelo áudio
4.   Cesto de lixo com o papel amassado com o código Morse



1.                 Espada com digital;
2.                 Áudio dos versículos Mt8.10/Lc 7.9
3.                 Dedução pelo texto bíblico
4.                 Mensagem secreta em código Morse (escrito Cafarnaum)
5.                 Decifrador de código Morse ou tabela

Caso do Corpo na floresta
Descobrir:
1.                 Quem é a vítima
2.                 Quem é o assassino
3.                 Qual a arma do crime
4.                 O motivo
5.                 Texto bíblico

Montar a cena com fita zebrada, Desenho de um corpo no chão e :
1.                  Dedução a partir do osso e pegada do assassino
2.                  Analisar uma pegada
3.                  Analisar pedra com desenho de sangue com sabão em pó


1.    Giz para desenhar o corpo Indicador fenolftaleína (ou de beterraba)
2.    Cajado com digital
3.    Uma pegada no TNT e banco de dados
4.    Uma pedra media
5.    Sabão em pó/vinagre para desenhar sangue na pedra.

Lanche
1.                 Refrigerante
2.                 Cachorro quente
3.                 Rosquinhas (Donuts)
Receita Donuts caseiros

DISTINTIVOS
Os agentes precisarão de distintivos, então crie um com o logo do seu grupo. A carteira pode er feita em EVA preto.

Veja como ficou o nosso:

 

(A carteira dobra no meio)

GRAVATA
 Os agentes especiais também precisarão de gravatas. Aqui está um modelo para fazer em EVA:

CRIPTOGRAFIA
Você também vai precisar de mensagem "criptografadas". Isto mesmo! Textos codificados que servirão como pistas. Nós usamos o código Morse e o Código Binário.
Você também pode criar seus próprio código, mas tem que deixar disponível uma tabela com o significado dos símbolos para os agentes conseguir traduzir:

Código Morse

Código Binário


Alfabeto Braille 

Você também pode baixar o programa WinMorse2Setup.EXE  que transforma o texto que você quiser em código Morse, em arquivo de texto ou áudio.
Nós usamos em áudio e foi muito divertido. Os agentes precisaram ouvir e marcar "ponto" para o som curto e "traço" para o som longo. Em seguida usaram a tabela para traduzir e descobrir a cidade do caso "A cura milagrosa". 

Ouça como ficou nossa menagem criptografada:  Mensagem recebida.wav

DIGITAIS
Para investigar os suspeitos você precisará espalhar algumas digitais nas cenas do crime, digo, cenas bíblicas. E é claro, deve haver um banco de dados ou uma tabela com as impressões digitais e os personagens correspondentes para cada uma. 
Coloque na cena bíblica apenas uma digital existente no banco de dados e que seja do suspeito. Para dificultar, você colocará outras digitais (com parecidas) mas que não pertença a ninguém do banco de dados. 

Ficará mais interessante se você imprimi-las bem pequenas (+/-1,5cm de altura) para que só consigam analisar usando uma lupa

Aqui vão algumas imagens: 
  
   



PEGADAS
Outra coisa legal é colocar pegadas nas cenas (e também no banco de dados).
Dependendo do caso, você pode usar pegadas de sapatos ou de pés descalços.
Abaixo estão as que nós usamos:







Por fim, você precisará montar o Banco de Dados EBFBI, que pode ser uma pasta com arquivos impressos, ou um arquivo em power point, com animações, como o nosso.
Se optar pelo power point é importante testar o arquivo no computador que será usado para ter certeza   que as fontes escolhidas, os áudios e animações funcionarão como planejados.

Se precisar do Power Point, enviem um email para plenitudeteen@ymail.com

Agora, mãos a obra e bom trabalho!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário