domingo, 16 de fevereiro de 2014

Festa do Purim

Ontem Realizamos nossa primeira festa do Purim. Foi uma benção!!


Purim é o plural da palavra Hebraica PUR, que quer dizer "sorte". 


Esta festa é uma tradição judaica registrada no livro de Ester 9 e trata-se da comemoração anual da vitória dos Israelitas contra Hamã.

É claro que não fizemos nosso culto exatamente como os costumes judaicos, pois não o conhecemos com detalhes, mas realizamos o que foi possível, adequando à nossa liturgia. 

Veremos:

Nesta festa costuma-se usar fantasias, pois Ester não se revelou judia (Et 2.10) até o momento adequado, quando contou ao Rei Xerxes (Assuero) os planos do 1º ministro Hamã. 

Costuma-se fazer muito barulho quando se pronuncia o nome de Hamã, usando apitos, matraca, chocalhos, cornetes, etc. Por isso, durante todo o culto, sempre que eu dizia o nome Hamã todos apitavam e e faziam muiiiiito barulho.

O versículo 10 de Ester 9, onde estão enumerados os nomes dos dez filhos de Hamã que foram mortos são pronunciados com uma única respiração, significando que eles morreram juntos. Uma única respiração também nos impede de nos alegrarmos com as mortes. Desafiamos os adolescentes a tentar ler o versículo desta forma. Quem conseguisse ganharia um prêmio.

Oferecer alimentos e presentes aos pobres, como está escrito em Ester 9.22 "pois nesses dias os judeus livraram-se dos seus inimigos; nesse mês a sua tristeza tornou-se em alegria, e o seu pranto, num dia de festa. Escreveu-lhes dizendo que comemorassem aquelas datas como dias de festa e de alegria, de troca de PRESENTES e de OFERTAS aos pobres." Pedimos aos adolescentes que levassem primícias (mantimentos) para as cestas básicas da igreja.

Oferecer um banquete aos convidados da festa. Fizemos um lanche no final do culto, com hot dog, bolos, marshmallow, refrigerantes.

Um outro costume desta festa e que pode ser feito no culto é o de comer o biscoito Oznei (Orelha de Hamã), mas não conseguimos fazê-lo desta vez.

Veja as imagens do nosso culto, na ordem dos acontecimentos:

Abertura

Oração Inicial com a Tia Michele





Desfile
Talita (Rainha de Copas) e Gabi Garcia (Alice)

Beatriz, Naira, Vitória (Minnie)

Daniele (Fada) Ana Carolina (Ester)

Calebe (Riu) Luis Felipe (Rick The walking Dead) 

Carol (Pedrita) Luana (Palhaço) 

Matheus Garcia (Chaves) Karoline (Chiquinha) 

Sergio (Dr. House)


Bruna (Marinheira) Linda (Princesa)

João Pedro (Pirata) 

Mayla e Emilly (Anos 60)

Jonathan e Juan


Lais e Luara (Vampiras) Vitor Luis (Zumbi)

Anthony (Caveira)


Henrique

Daniel (Pequeno Principe)

Pedro (Ben 10) Tia Michele (Mulher gato)

Foto Oficial do culto



Dança da Cadeira 





Palavra Oficial (Rom. 8.1-3 e Ester)






Oração pelas vidas que confessaram Jesus como seu Salvador


Louvor (Bruna, Calebe e Sergio)


 Tia Michele (mulher gato) Tia Lu (princesa)



Algumas das primícias arrecadadas









Nenhum comentário:

Postar um comentário